Resolvi fazer esta atividade prática com os segundos anos deste ano. Apesar do laboratório estar entulhado com as maquetes da mostra cultural achei que daria para fazer a atividade.
Continuo usando as diretrizes para extrair DNA da banana, pois não requer muito equipamento e é bem fácil de fazer.
Como foi a segunda atividade prática deste ano, pensei que os alunos iriam se comportar melhor, afinal não é mais novidade ir ao laboratório. Que nada! Até parece que não conheço os alunos!
E vários grupos não levaram material (novidade!), muitos não queriam amassar a banana por tanto tempo e no final não conseguiram nada! Outros ficaram cutucando o filtro para ir mais rápido que furaram o papel e tiveram que começar de novo! Teve um grupo que bateu o recorde! Acho que furaram umas três vezes! E com a dificuldade de se encontrar álcool 92º alguns grupos não conseguiram nada também. Um grupo levou álcool gel!!!!!! Vẽ se pode!
Foi um tal de sobe e desce de aluno indo pegar material lá embaixo que não sei como a direção não veio reclamar comigo!
Mas, entre mortos e feridos salvaram-se todos!
Desta vez não fotografei os alunos durante a atividade, ficando somente com as fotos do final. E outra diferença foi que desta vez os alunos puderam observar a massa de DNA no microscópio esteroscópico (lupa). Não pudemos usar os microscópios por falta de adaptadores para as tomadas novas. aiai
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